Submissões

Esta editora não está aceitando submissões no momento.

Diretrizes para autores

Devido ao grande número de submissões recebidas na última chamada, a EDUFCG não está recebendo demandas extemporâneas desde 01 de novembro de 2023.


ATENÇÃO!!! RESULTADO FINAL DA ANÁLISE DOCUMENTAL DAS SUBMISSÕES


CHAMADA PARA PUBLICAÇÃO 2023

A Editora da Universidade Federal de Campina Grande - UFCG, com o propósito de divulgar a produção acadêmica de alunos, professores, servidores, alunos egressos e professores aposentados desta instituição, torna pública a presente CHAMADA PARA PUBLICAÇÃO de livros em formato eletrônico (e-book), que serão disponibilizados gratuitamente para download na página da Editora ( https://livros.editora.ufcg.edu.br/ ).

O processo em questão será dividido nas seguintes etapas:

1. ETAPA I - SUBMISSÃO E HOMOLOGAÇÃO DE PROPOSTAS

1.1 Submissão das propostas:  de 03/07/23 a 31/07/23

1.2 Para o primeiro acesso, realizar cadastro no portal  https://livros.editora.ufcg.edu.br/ (o nome de usuário deve conter apenas caracteres alfanuméricos em caixa baixa). OBS.: O autor que fizer o cadastro para submeter a proposta de publicação deverá comprovar seu vínculo com a UFCG, sendo assim o responsável por manter a comunicação com a EDUFCG.

1.3 Fazer login no portal https://livros.editora.ufcg.edu.br/;

1.4 Clicar em “Fazer uma nova submissão”;

a. Preparar:

  • Escolher idioma do livro;
  • Marcar a categoria (área de classificação);
  • Concordar e marcar toda a lista de verificação dos requisitos para Envio de Manuscrito;
  • OPCIONAL: Nota de capa ao editor  - informar alguma ideia para a confecção da capa ou inserir capa pronta, informando o nome do autor. OBS.: A imagem utilizada deve ser livre de direitos autorais ou ter autorização do autor;
  • Contato de correspondência: marcar ambos.

b. Enviar:

Clicar em adicionar arquivo;

  • Inserir o arquivo da obra proposta em formato .doc ou .docx1 - com até 200MB, formatado no modelo tamanho A5 disponibilizado e SEM identificação do(s) autor(es). Repetir o processo e inserir o arquivo COM identificação do(s) autor(es). (Identificar no título do arquivo: títulodolivro_com_autoria.docx e títulodolivro_sem_autoria.docx).  OBS.: Só será aceito outro modelo diferente do fornecido se o texto estiver formatado com um estilo de texto específico e marcado em cada uma das suas partes (corpo de texto, títulos, subtítulos, autores de capítulos, citação, notas de rodapé, títulos de figuras, fontes, etc.). OBS.: Em caso de dúvida, acesse os tutoriais aqui e aqui.
  • OBS.: Para apresentação dos originais, deverão ser seguidas as Normas para Submissão dos Originais.
  • Em “Que tipo de arquivo é esse?”, seleciona “Manuscrito de livro”.

Clicar novamente em adicionar arquivo:

  • Inserir comprovação de vínculo com a UFCG (declaração funcional para servidor/docente, RDM para discente ou diploma para aluno egresso);
  • Em “Que tipo de arquivo é esse?”, selecionar “Comprovação de vínculo”.

Clicar novamente em adicionar arquivo:

  • Inserir um breve texto de justificativa do(s) autor(es) sobre a importância da publicação (em PDF);
  • Em “Que tipo de arquivo é esse?”, selecionar “Justificativa”.

Clicar novamente em adicionar arquivo:

Clicar novamente em adicionar arquivo:

  • Inserir autorização de cessão do texto para publicação pela EDUFCG conforme termo de autorização (em PDF e com assinatura do autor/organizador responsável). Além disso, para as coletâneas, todos os autores deverão autorizar a cessão do texto para publicação, o que deverá ser organizado e fornecido pelo(s) organizador(es) conforme declaração disponibilizada;
  • Em “Que tipo de arquivo é esse?”, selecionar “Autorização”.

Apenas nos casos de pesquisa com seres humanos, animais experimentais, engenharia genética e meio ambiente: clicar novamente em adicionar arquivo:

  • Inserir Parecer de aprovação do respectivo Comitê de Ética;
  • Em “Que tipo de arquivo é esse?”, selecionar “Parecer”.

Clicar em: “Salvar e continuar”.

c. Catálogo:  

Preencher os dados do livro (título; subtítulo, se houver; e resumo);

Em lista de Autor e/ou coautor(es):

  • Para editar os dados do autor, clicar na seta à esquerda do nome do autor que está logado, selecionar “editar”. 
  • Caso haja mais autores, clicar em “Incluir coautor”, preencher todos os dados do autor (nome, contato, país e dados complementares). Em “papel do colaborador”, marcar:  “Autor” e “Inclua este autor ao identificar os autores em listas de navegação?”; clicar em “Salvar”.

Em “Área do Conhecimento”, adicionar um dos códigos da Tabela de Códigos de Assunto do ISBN

Adicionar palavras-chave (entre 3 e 5);

Clicar em “Salvar e continuar”.

d. Confirmação:

Clicar em “Finalizar submissão”.

1.5 No prazo máximo de 30 dias após o final da chamada, a análise da documentação e a homologação das propostas serão feitas pela EDUFCG. 

1.6  Interposição de recursos acerca das obras não homologadas: até 3 dias após o resultado da homologação. (OBS.: Os(As) proponentes que tiverem a proposta não homologada receberão um e-mail com as instruções para entrar com recurso).

1.7 Publicação da lista de propostas homologadas após julgamento de recursos: até 15 dias após o prazo final para interposição de recursos.

2. ETAPA II - TRÂMITE INTERNO 

2.1 Encaminhamento das obras aos pareceristas para avaliação cega por pares. O prazo para avaliação dos originais depende de pareceristas externos à EDUFCG, o que pode impactar o prazo destinado a esta etapa. OBS.: sendo o primeiro parecer negativo, a obra será enviada a outro parecerista. Caso haja dois pareceres negativos, a obra não será publicada.

2.2 Comunicação do resultado do parecer aos autores, os quais terão o prazo máximo de 60 dias para realizar os ajustes/correções. O não cumprimento do prazo acarretará o cancelamento da publicação. 

2.3 Devolução dos originais em formato .doc ou .docx COM a identificação do(s) autor(es) e com os devidos ajustes sugeridos pelo(a) parecerista (via https://livros.editora.ufcg.edu.br/):

a. Uma vez iniciado o processo, o autor só poderá realizar alterações no texto sugeridas pelo parecerista e para sanar problemas indicados pela revisão textual;

b. Não serão aceitas substituições, exclusões ou inclusões de capítulos, parciais ou não, posteriores à emissão do parecer;

c. Não serão aceitas inclusões/exclusões de autores/organizadores posteriormente à emissão do parecer; 

d. O arquivo deverá ser formatado com um estilo de texto específico aplicado para cada uma das suas partes (corpo de texto, títulos, subtítulos, autores de capítulos, citação, notas de rodapé,títulos de figuras, fontes, etc.), conforme modelo disponibilizado.

2.4 Realização da revisão textual e do projeto gráfico das submissões aprovadas, ambos sob responsabilidade da EDUFCG. Após a etapa de revisão, os autores terão o prazo máximo de 30 dias para realizar os aceites; e após a etapa do projeto gráfico, terão 15 dias para conferência e aprovação. O não cumprimento do prazo acarretará o cancelamento da publicação. OBS.: Caso o livro tenha capítulos em idioma diferente do português, a revisão ficará sob responsabilidade do(s) autor(es), que deverá(ão) adicionar declaração de revisão por profissional da área na ETAPA I - 1 / 1.1 / b) da SUBMISSÃO E HOMOLOGAÇÃO DE PROPOSTAS.

2.5 Pagamento do ISBN no valor (atual) de R$ 25,00, sob responsabilidade do autor.

2.6 Publicação do livro eletrônico (e-book) na página da EDUFCG para download gratuito ( https://livros.editora.ufcg.edu.br/).

3. ORIENTAÇÕES GERAIS

3.1 Cada autor/coautor/organizador poderá submeter apenas uma proposta de livro por chamada, independentemente da posição de autoria. Em caso de mais de uma proposta, será considerada a mais recente.

3.2 Não serão aceitos trabalhos inacabados, incompletos ou faltando partes.

3.3 As obras submetidas a esta Chamada não podem possuir, sob a pena de desclassificação, conteúdos que:

a. Contrariem algum dispositivo constitucional em vigor;

b. Contenham dados ou informações que constituam ou possam constituir crime (ou contravenção penal) ou ainda que possam ser entendidos como incitação à prática de crime (ou contravenção penal);

c. Constituam ofensa à liberdade de crença e às religiões;

d. Contenham dados ou informações racistas ou discriminatórias de qualquer natureza;

e. Violem qualquer lei nacional ou que sejam antiéticas;

f. Caracterizem-se como plágio ou falsificação.

OBS.:  A presença de conteúdos inerentes ao Item 3.3. será sempre de responsabilidade do/a autor/a ou dos autores/as, e/ou organizadores/as, eximindo a UFCG e a Editora da UFCG de qualquer penalidade no campo jurídico e criminal.

3.4 Esta Chamada não contempla a publicação exata de teses e dissertações (observar o item d. das Normas para Submissão de Originais) e de obras de caráter literário.

3.5 A publicação do livro impresso poderá ocorrer com o selo da EDUFCG, com recursos do(s) autor(es) ou de projetos acadêmicos, posteriormente à publicação em e-book (gratuito) no site da EDUFCG (OBS.: Os ajustes no arquivo para impressão serão realizados pela EDUFCG).

3.6 Caso deseje compartilhar o e-book em outro site, o autor deverá informar à EDUFCG e não poderá cobrar valor algum sobre eventual download.

3.7 Não serão aceitas propostas de publicação após o período estipulado nesta Chamada.

3.8 Casos omissos serão resolvidos pelo Conselho Editorial.

3.9 A EDUFCG não se responsabilizará por propostas que não forem recebidas em decorrência de eventuais problemas técnicos.

3.10 A participação neste processo implica a completa ciência e aceitação tácita dos termos e condições estabelecidos nesta Chamada, sem o que a obra não será aceita para publicação.


Declaração de privacidade

Os nomes e endereços de e-mail informados nesta editora serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.